Pico da dengue em Londrina está próximo, alerta Saúde
A dengue é uma doença que tem preocupado muito os brasileiros, porque se manifestada pela segunda vez pode levar a morte e o número de pessoas contaminadas pela doença está aumentando.
Na cidade de Londrina, em março de 2011 foram notificados 7.434 casos e 2.085 casos confirmados da doença. Já tendo duas mortes e estes números tendem a aumentar. Por ordem do Ministério da Saúde, os casos de dengue começaram a ser confirmados segundo um novo critério que permite saber da doença mais rápido e assim tratá-la mais cedo e também permite ações mais rápidas contra o mosquito.
Pelo fato de não apresentar sintomas graves, a primeira infecção não é tão preocupante. Mas a dengue hemorrágica, segunda infecção, pode causar a morte. Então devemos nos preocupar e prevenir essa doença, não deixando lugares propícios para a criação do mosquito.
Casos de dengue em Londrina crescem 80%
Cidade é a única do Estado com pacientes que contraíram a forma aguda da doença. Foram 12 casos, sendo 11 com complicações
Em todo o estado, Londrina é a cidade que mais teve casos de dengue confirmados neste ano, sendo também a única a ter casos agudos da doença. Os casos agudos podem levar à morte e Londrina já teve 12 casos agudos, sendo 11 com complicações e febre hemorrágica. A região norte do Paraná tem a situação mais preocupante, devido ao clima favorável à sobrevivência do mosquito.
A Secretaria Municipal da Saúde e o estado têm trabalhado juntos para combater a dengue, fazendo o mapeamento das regiões da cidade, onde há o índice mais alto de infestação, podendo agir de forma imediata nos locais mais críticos.
Mas a situação de Londrina é grave, considerada um surto. Por isso os londrinenses precisam tomar cuidado e se prevenir, combatendo a dengue juntamente com o governo. E o governo deve mostrar a gravidade e aumento da doença para incentivar as pessoas a tomarem medidas que diminuam o número de mosquitos.
Combate à dengue ganha reforço da Defesa Civil Estadual
O índice de infestações e notificações em relação a dengue tem aumentado, o que tem preocupado a secretaria de saúde do município. A defesa civil estadual está atuando contra a dengue em toda a cidade, mas principalmente na área central, onde o número de casos da doença é maior.
Os agentes da defesa civil estadual tem atuado na remoção dos focos do mosquito, limpeza de materiais que podem ajudar na proliferação do mosquito e na conscientização da população, ajudando e ensinando formas de prevenir a doença. Outra alternativa que a prefeitura propôs foi o incentivo aos plantonistas, para o atendimento dos doentes.
É muito importante a preocupação da prefeitura com os cidadãos londrinenses e a mesma pode ser notada a partir das medidas adotadas em favor da população, essas medidas, se forem aplicadas de forma correta, trarão realmente bons resultados para a cidade. Porém os cidadãos não devem somente esperar ações vindas da prefeitura, mas também tomar atitudes conscientes em relação à prevenção da doença.
País pode enfrentar casos mais graves de dengue no verão
Com as temperaturas aumentando, o número de casos da dengue pode aumentar também, este alerta não é somente pelo fato de se pegar a doença uma vez, mas principalmente, porque quando contraímos a doença pela segunda vez, a chance de ser mais grave é maior. Esse fato deve servir à sociedade como incentivo para que as pessoas se cuidem melhor, e entendam que é necessário ter zelo com a saúde.
O Ministério da Saúde está investindo R$ 700 milhões para combater a doença, ajudando os municípios com ações preventivas. Como o governo já tem tomado medidas para combater a dengue, agora cabe a nós cidadãos fazermos a nossa parte.